A catarata é a opacificação de uma lente natural do olho, que se chama cristalino. Com esta alteração, que frequentemente é progressiva, essa opacidade causa perda de nitidez e embaçamento da visão.
Seu aparecimento mais frequente é após os 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. A doença pode ser senil, congênita, ou secundária. Na catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vidas. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez como rubéola, toxoplasmose e outras. As secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação, abuso de colírios com corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras. Independente da causa, quando a opacificação prejudica a visão, está indicada a cirurgia.
Em casos muito avançados, a catarata pode ser vista a olho nu, na forma de mancha branca ou amarelada. Mas no início é preciso estar atento aos sinais. Conheça abaixo os possíveis sintomas. Na dúvida, marque uma consulta com o seu oftalmologista.
As modernas lentes intraoculares importadas utilizadas na Madeclínica podem ser: