Blog

Blog

Causas e fatores de riscos para a catarata

Causas e fatores de riscos para a catarata

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. Na catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vida. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez como rubéola, toxoplasmose e outras. O mais comum é acontecer pelo envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil.

As cataratas secundárias ou adquiridas ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas oculares, excesso de radiação ultravioleta ou radiação ionizante, tabagismo, alcoolismo, uso prolongado de corticóides, choque elétrico entre outras causas mais raras.

Independente da causa, quando a opacificação cristaliniana começa a prejudicar a visão, está indicada a cirurgia. O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. Não há nenhum tipo de medicação que torne o cristalino novamente transparente. Na cirurgia da catarata, o cristalino opacificado é “emulsificado” e implanta-se uma lente intra-ocular para substituí-lo. A lente ficará dentro do olho do paciente para o resto de sua vida. Portanto, um material de excelente qualidade e o tipo de lente implantada são fundamentais para a um resultado satisfatório a longo prazo.

(42) 9-9121-0418
A+
A-