1) Miopia (dificuldade apenas para ver de longe)
2) Hipermetropia (dificuldade maior para perto e também para longe)
3) Astigmatismo (dificuldade para perto e longe – visão embaçada)
4) Presbiopia ou “vista cansada”
Para ser candidato à Cirurgia a Laser, você precisa ter as seguintes condições:
A cirurgia LASIK (laser-assisted in situ keratomileusis) é a mais popular cirurgia refrativa ocular a laser no mundo, utilizado para tratar os chamados erros de Refração, que incluem a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia ou “vista cansada”.
É a técnica mais moderna de Cirurgia Refrativa, pois neste procedimento eliminamos o uso de lâminas para realizar o corte da córnea, que é realizado a laser. Contamos com os aparelhos mais modernos existentes, para esta modalidade de Cirurgia Refrativa. Após a confecção do flap, o excimer laser é utilizado para a correção do erro refrativo. Normalmente o paciente faz uso de colírios por uma semana no pós-operatório.
Procedimento com os aparelhos de última geração, também usados na Europa e EUA
O flap (uma aba extremamente fina de tecido da córnea, inferior a 100 micra ou 0,1 mm de espessura) faz parte do primeiro estágio da cirurgia de Lasik e é criado utilizando o mais moderno laser de femtossegundo Intralase. O procedimento leva alguns segundos e o paciente terá a sensação de pressão.
Após o flap ser confeccionado, ele é levantado temporariamente para que o laser possa incidir sobre o olho. A aplicação do laser leva poucos segundos e é completamente controlada por computador, quanto à sua velocidade e à sua precisão. O paciente apenas precisa fixar o olhar na luz verde acima dos seus olhos, conforme a indicação do cirurgião no momento do procedimento.
O pós-operatório de cirurgia refrativa que utiliza a técnica i-LASIK é bastante simples. Após a correção do grau e o reposicionamento do flap criado anteriormente, não será necessário o uso de nenhum curativo tampão.
O desconforto costuma ser mínimo e durar pouco tempo. Você pode começar a perceber uma melhora na visão logo no mesmo dia e, em geral, já poderá voltar a desempenhar suas atividades normais no dia seguinte à cirurgia.
PRK é a sigla em inglês de Photorefractive Keratectomy ou, em português, Ceratectomia Fotorrefrativa. Esta cirurgia, assim como a LASIK, é utilizada para corrigir o grau do óculos.
Este procedimento difere da técnica LASIK pela ausência de um flap para tratamento da córnea pelo laser. O próprio laser irá remover a primeira camada de células da Córnea, e na sequência já corrige o grau planejado.
É um procedimento realizado 100% pelo Laser. Da mesma forma é feito por anestesia só de gotas de colírio, é indolor, e a aplicação do laser também é muito rápida: apenas de dois segundos por grau.
A melhora na qualidade de visão já é notada logo após a cirurgia, mas melhora muito após o quinto dia, quando é realizada a remoção da lente de contato terapêutica adaptada ao término da cirurgia.
O paciente operado pelo PRK terá desconforto maior nas primeiras 24 hs, com melhora progressiva até o terceiro dia, quando a epitelização de toda córnea acontece por completo. O desconforto acontece pela sensação de corpo estranho, lacrimejamento, ardência e sensibilidade a luz, sintomas estes que tem melhora de 90% nas primeiras 24 hs.
Uma lente de contato sem grau será colocada nos olhos submetidos à cirurgia de PRK, para que o processo de reepitelização (reconstrução da camada mais superficial da Córnea que foi removida antes da ablação) ocorra de maneira uniforme e adequada.